POP das etapas da ETA
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DAS ETAPAS DA ETA.
Professor (a): Aluízio Antonio de Santa Helena
Aluno (as): Suelen Sanches da S. Rodrigues
Disciplina: Tecnologia Farmacêutica
Turma: 391
Belford Roxo– RJ
2015
TÍTULO
ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
1. CAMPO DE APLICAÇÃO
Este procedimento se aplica a todos os Procedimentos do tratamento de águas em visão periférica de uma ETA (Estação de Tratamento de Aguas).
2. CAPTAÇÃO
Dos reservatórios onde é feita a captação, a água é levada por grossas tubulações , também chamadas de adutoras, para as estações de tratamento de água , conhecidas simplesmente como ETA.
3. BACIA DE ESTABILIZAÇÃO
Na bacia de estabilização, a água sofre um processo inicial de limpeza. Ela passa por grades que retém os detritos sólidos maiores como troncos, galhos de árvores e até peixes.
4. COAGULAÇÃO
Processo onde a adição de sulfato de alumínio ou sulfato ferroso, entre outros, através de mistura rápida, provoca a coagulação, formando compostos químicos. Esses compostos, formados através de choques com as partículas de impurezas, são por elas absorvidos e provocam desequilíbrio das cargas elétricas superficiais, o que irá propiciar a posterior união destas partículas na etapa seguinte.
5. FLOCULAÇÃO
Nesta etapa do processo a água passa por canais de coagulação, onde recebe sulfato de alumínio. Esse produto serve para desestabilizar as partículas de sujeiras que ficam dispersas na água fazendo com que elas se agrupem e tendam a se preciptar.
6. DECANTAÇÃO
Do tanque de floculação, a água segue para os decantadores a céu aberto, onde ficam em tempo determinado para que se precipite os matérias sólidos mais groseiros que foram floculados/aglutinados livrando boa e este processo há um raspador que tanto de fundo como de superfície que removem o preciptado de fundo e o sobrenadante para deixar esta água mais limpa. 7. FILTRAGEM
Os