Aplicação pdca: estudo de caso
Aplicação do PDCA: um estudo de caso
Gonçalo Paula Soares (NOBEL) gpaulasoares@uol.com.br
Maria de Lourdes Santiago Luz(UEM) lourdes@din.uem.br
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de empregar o método de solução de problemas - PDCA - num exemplo prático dentro de uma indústria, servindo de base para o treinamento dos funcionários do Departamento de Produção dentro do programa de implantação da Qualidade Total. Para aplicação desta ferramenta da Qualidade (PDCA) foi tomado como base a metodologia difundida por Campos (1997), sendo o trabalho desenvolvido nas 8 fases que formam o fluxograma de aplicação do PDCA. Pode-se observar que todo investimento necessário para a execução das tarefas previstas nos planos de ação, foram amplamente financiadas pela economia obtida já nos primeiros meses de implantação. O ataque a uma perda provoca também a redução de outra perda. A eliminação das causas identificadas na primeira parte do processo reduziu o índice de 13,5% para 3,62%. O acompanhamento dos indicadores, além de auxiliar no controle, pode igualmente auxiliar no planejamento, com a fixação de metas de perdas para períodos futuros, subsidiando inclusive a determinação do custo-alvo para os produtos e/ou atividades e colaborando assim, com o processo de melhoria contínua da empresa.
Palavras chave: Qualidade,PDCA, Sucata
1. Introdução
Atualmente, nota-se uma necessidade crescente das empresas de se adequarem às novas exigências do mercado. Com a tão expressiva globalização que se realça mais a cada dia, o processo seletivo para que dada empresa se insira ou permaneça no mercado está se tornando cada vez mais disputado.
Neste mercado, globalizado, as empresas que não apresentarem características relevantes e não proporcionarem o máximo grau de satisfação para que cada bem ou serviço seja oferecido ao consumidor, enfrentarão sérias dificuldades podendo até, em casos extremos chegar