Aplicação do método MARAT
Segurança Higiene e Saúde no Trabalho
Avaliação e Quantificação de Riscos
Data: 28 de Novembro de 2014, Coimbra
Docente: Carolina Ferreira nº21453010 Daniel Fiado nº21453022 Popa Ion nº 21453027 Pedro Clemente nº21453028
Lista de Abreviaturas
NR - Nível de Risco;
ND - Nível de Deficiência;
NP - Nível de Probabilidade;
NE - Nível de Exposição;
NS - Nível de Severidade;
NC - Nível de Controlo;
LDL - Lesão Dorso Lombar;
LME - Lesão Musculo Esquelética;
MARAT- Método de Avaliação de Riscos de Acidentes de Trabalho
Introdução Este trabalho tem como objetivo descrever o método MARAT numa actividade do sector alimentar, assim como aplica-lo numa situação de trabalho do dia-a-dia. Nesta descrição e aplicação do método MARAT podemos encontrar uma divisão em dois capítulos, em que no primeiro capítulo encontra-mos uma abordagem ao método MARAT e na segunda parte deste trabalho encontra-mos uma aplicação do método no trabalho exercido por um talhante.
Capitulo I
Método MARAT
O Método de Avaliação de Risco de Acidentes de Trabalho proporciona uma estimativa sobre a magnitude de um determinado risco, resultado da razão do nível de consequência e o nível de probabilidade obtido da razão entre o nível de deficiência e do nível de exposição. O processo de valoração tem, desta forma, uma relação estreita com a necessidade de estabelecer prioridades de decisão em função dos riscos encontrados, como consequência, hierarquizar de modo racional a prioridade da sua eliminação ou correcção.
Nível de Deficiência
Designa-se por nível de deficiência, ou nível de ausência de medidas preventivas, magnitude esperada entre o conjunto de factores de risco consideradas e a sua relação directa ou