Higiene e segurança no trabalho
NUM LABORATÓRIO CLÍNICO
Outubro de 2012
Índice
1. INTRODUÇÃO 1 2. AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS – ESTUDO DE CASO 1 2.1 Caracterização do Posto de Trabalho Selecionado 1 2.2 Identificação de Perigos 2 2.3 Avaliação de Riscos Propriamente Dita 2 2.3.1 Descrição do Método 2 2.3.2 Aplicação do Método 8 2.3.3 Definição do Plano de Ação de Medidas Corretivas e/ou Preventivas 10 2.3.4 Considerações Finais 11 3. CONCLUSÃO 11 4. BIBLIOGRAFIA 11 Apêndices 12
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho enquadra-se no módulo de Controlo de Riscos do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho nível VI, realizado pela empresa de formação “Conclusão”. O objetivo geral é fazer uma avaliação de risco num laboratório clínico, assim como em alguns locais da sua envolvente.
Este trabalho desenvolveu-se com recurso à observação directa da instalação utilizando uma lista de verificação elaborada tendo como base os requisitos constantes na portaria 987/93 de 6 de Outubro, relativa às prescrições mínimas de segurança e saúde nos locais de trabalho, a qual permite a identificação de algumas situações que necessitam de correcção/melhoria. Uma vez que esta portaria não abrange na totalidade todos os factores de risco da actividade, serão considerados outros tendo por base o senso comum. Evidentemente, que seria necessário pesquisar a legislação especifica e adaptar a lista de verificação aos requisitos da própria actividade.
Após a identificação dos perigos é feita a estimativa e valoração dos risco, o que irá permitir hierarquizar as medidas a implementar para resolver as situações detectadas. Será assim proposto um plano de medidas de preventivas/correctivas.
2. AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS – ESTUDO DE CASO
Neste capitulo consta, caracterização do posto de trabalho, a identificação de perigos e a avaliação de riscos.
2.1 Caracterização do Posto de Trabalho Selecionado
O presente