Aplicação do alumínio em arquitetura.
De acordo com Reis (2006) , a aplicação do alumínio na construção está aumentando progressivamente, particularmente no Brasil, na medida em que se consolida o aquecimento desse setor.
As razões para tal crescimento seria o desenvolvimento de sistemas construtivos de alumínio com qualidade certificada, conforme normas técnicas vigentes; o alto nível de organização do setor, que engloba toda a cadeia produtiva; a diversidade de aplicações; e a excelente relação custo-benefício na utilização do material.
O alumínio é um material com excelente resistência físico-química à ação de agentes atmosféricos, garantindo-lhe durabilidade, o que possibilita a construção de peças para áreas externas e peças estruturais, como portões, janelas e vigas treliçadas, por exemplo.
Por ser um matérial leve, possibilita a rapidez e facilidade na montagem, facilitando sua logistica e armazenamento. Propriedade interessante para os fabricantes de estruturas pré-moldadas, por exemplo. Essa propriedade também possibilita a construção de estruturas mais leves e que possam ser desmontáveis e itinerantes.
Tendo boa plasticidade, permite a fabricação de uma grande gama de perfis utilizados em janelas, portas, fachadas, box, remates, divisórias e tubos das mais diversas formas, garantindo excelência nos elementos que compõem projetos específicos.
Sua estética é bastante valorizada e apreciada por profissionais e clientes, podendo ser utilizado junto a outros materias de forma exposta ou não, lhe conferindo, assim, uma grande versatilidade.
Por sua grande resistencia a agentes externos, o alumínio possui baixo custo de manutenção, somente cuidados