Aplicação do adobe
De acordo com dados do IBGE divulgados em 2010, 43% dos domicílios ou cerca de 25 milhões de domicílios brasileiros são inadequados, existem cerca de 4 milhões de famílias sem-terra e em média 54 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da miséria: recebem menos de meio salário mínimo por mês.
Ao que se referem os problemas ambientais, as construções respondem por grande parte da culpa pelas mudanças climáticas, como o aquecimento solar. A maior parte da energia gerada no mundo vai para movimentar a vida nas cidades e suas construções, os recursos naturais abastecem o mercado sem contar com o alto índice de resíduos que a construção civil gera.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas. [2004]
A realidade da problemática habitacional de nosso país requer respostas imediatas e condizentes ao contexto social, cultural e econômico do país, e que respeitem a questão ambiental. Neste contexto, pode-se citar como uma alternativa interessante como material de construção os tijolos de terra crua, o Adobe.
A utilização de tijolos de terra crua data da Antiguidade. Segundo DETHIER (1993) a terra como material de construção é conhecida há aproximadamente dez mil anos. Os tijolos de adobe apresentam diversas vantagens como econômica, devido à matéria prima ser abundante e de custo baixíssimo; energética, pois a utilização da terra dispensa a queima de qualquer combustível; sócio-cultural, casas de adobe permitem reduzir os custos da habitação social, podendo o próprio usuário produzir sua