Criando um gerenciador de transportes em Flex
Resumo
BT é uma aplicação Web desenvolvida em Java usando recursos RIA para gerenciar o agendamento de reservas de táxi. Além disso, conta com recursos de manutenção dos dados (inclusão, alteração, consulta e exclusão), controle de vouchers e emissão de relatórios. Acima de tudo, a ideia dessa ferramenta é otimizar o uso dos transportes oferecidos pela "empresa" para reduzir custos.
Para realizar o desenvolvimento do BT foi necessário escolher uma plataforma, e a adotada foi a da Adobe, chamada Flex.
Palavras-chave: BT, BlazeDS, Flex, empresa.
Criando um gerenciador de transportes em Flex
1
Página: 2
Introdução
Atualmente, o controle de agendamento e controle de custos dos percursos de táxis e traslados são feitos de forma manual. Tornou-se necessário, então, criar um sistema que automatize esses procedimentos. Através de uma ferramenta computacional é possível otimizar o uso dos transportes oferecidos pela empresa. Por consequência, o uso da verba destinada a táxis e traslados será mais eficiente, reduzindo assim, custos desnecessários.
O dia a dia de um funcionário dessa empresa é bem corrido, como na maioria das grandes empresas de tecnologia. As etapas relacionadas ao transporte não devem ser difíceis ou gastar muito tempo. Um dos meus objetivos ao desenvolver o BT foi criar um software com interface intuitiva para permitir um controle fácil dos recursos de transportes oferecidos tanto para quem usa o sistema, como para quem o administra. Para chegar a esse objetivo, foi definido o uso da tecnologia RIA, empregada através da ferramenta Adobe Flex.
Além do Adobe Flex, foram utilizadas mais três tecnologias fundamentais: Java,
BlazeDS, MySQL. No decorrer desse artigo, focarei mais nos motivos de ter adotado
Flex e na comparação com outras opções.
2
Flex
De forma resumida, Flex é uma plataforma e um conjunto de componentes da
Adobe especialmente criados para