Aplicação de fibras em produtos alimentícios
Aplicação de Fibras Solúveis e Insolúveis
Semalim 19/07/2011
Engº Neygmar Cyrino
Fibras Alimentares segundo Burkitt e Trowell:
Componentes contidos nas paredes das células dos vegetais e que não são digeríveis pelo intestino delgado do ser humano, e portanto não fornecem energia (caloria). Polissacarídeo (tipo de carboidrato) armazenado na célula da planta.
O que é fibra alimentar? Fibra alimentar – de uma forma simples, consiste de todas as partes de alimentos vegetais que seu corpo não consegue digerir ou absorver. As fibras podem ser classificadas freqüentemente em duas categorias: as que não dissolvem em água (fibras insolúveis) e as que dissolvem (fibras solúveis). Cada uma delas cumpre um papel específico.
As fibras alimentares mais importantes são:
.
Celulose Hemicelulose Lignina Pectina Gomas
Benefícios do uso de Fibras Aumentar sensação de saciedade Reduzir a ingestão de energia e gorduras Aliviar a prisão de ventre Aumentar a sensibilidade do músculo à insulina Prevenir doenças como diverticulite, câncer do cólon e síndrome do intestino irritado - Aumentar o HDL colesterol (“bom” colesterol) - Reduzir o LDL colesterol (“mau” colesterol)
Fibra insolúvel. Este tipo de fibra aumenta o bolo fecal. Ao fazer isso, aumenta o movimento do sistema digestivo e aumenta o tamanho do próprio bolo fecal (das fezes), sendo portanto benéfico para as pessoas que lutam contra a constipação. Farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são boas fontes de fibras insolúveis.
Fibra Solúvel. É reconhecida pelos benefícios a saúde por diminuir gordura e normalizar o açúcar no sangue. . • As fibras solúveis, assim como as insolúveis, agem igualmente sobre a velocidade do trânsito intestinal, porém sem aumento da absorção de água. • As fibras solúveis provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas denominadas de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Ao