aplicação biotecnologica para musculos
Recente pesquisa com suínos, identificou um gene mutante denominado HAL(ou gene da carne magra), que diminui a quantidade de gordura em suínos, e aumentando a massa muscular, descobriu-se que essa é uma característica herdável, de herança autossômica recessiva.
Com o gene seqüenciado e com determinação da localização da mutação, pode ser feita a perfeita genotipagem dos animais. A partir da coleta do sangue dos animais, segue a extração do DNA, o mesmo é amplificado na região da mutação em milhares de copias, através da técnica denominada PCR.
A região amplificada é então cortada com uma enzima de restrição adequada. Após o corte do mesmo é separado por meio de eletroforese em um gel de agarose. O padrão de bandeamento do DNA no gel permite a perfeita genotipagem.
O mesmo procedimento é feito nos Bovinos da raça “Belgian Blue”, que possuem o dobro da massa muscular normal, que foi provocada por um gene mutante, que causa a deficiência na produção da miostatina, que é uma proteína que limita o desenvolvimento do tecido muscular.
Essa técnica é utilizada para efetuar a reprodução seletiva.
http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio02/hp_11.pdf
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/controle-genetico-cria-super-vacas-com-o-dobro-de-massa-muscular/
músculo artificial:
O laboratório de bioengenharia da ufmg desenvolveu um músculo artificial para recuperação do movimento. O movimento é realizado por um músculo pneumático que age em conjunto com uma órtese (exoesqueleto).Ainda é necessario que a tecnica passe por melhoramentos para que consiga atender os diferentes casos e diferenças anatômicas do paciente. A principal vantagem da tecnologia brasileira é o baixo custo em relação ao atuais músculos artificiais do mercado.
Homem biônico:
A compania shadow robot criou o primeiro homem biônico do mundo a partir de próteses e órgãos artificiais,o robô