Aplicaçao mhs
Trabalho sobre a utilização e aplicação do Movimento Harmônico Simples (M.H.S.), com exemplos baseados em situações reais: no cotidiano, na indústria, na construção civil e na geração de energia.
Esses movimentos realizam um mecanismo de “vai e vem” em torno de uma posição de equilíbrio, sendo caracterizados por um período e por uma frequência.
M.H.S. no Cotidiano
Exemplo: Uma criança sentada em um balanço.
A situação criança-balanço pode ser modelada como pêndulo simples.
Um pêndulo simples é um sistema ideal que consiste de uma massa puntiforme suspensa por um fio leve e inextensível. Em termos práticos, pode ser considerado como uma massa suspensa por um fio preso em um ponto fixo.
Quando afastado de sua posição de equilíbrio e largado, o pêndulo oscilará em um plano vertical em torno da posição de equilíbrio.
M.H.S. na Indústria e na Geração de Energia
Exemplo Indústria: Sistema Biela - Manivela, usualmente associado à máquina a vapor de pistões, é utilizado em motores de combustão interna, compressores e outras máquinas industriais.
Exemplo Energia: Transformação da energia térmica (gerada pela combustão) em energia mecânica, acoplada às rodas dos automóveis por meio de máquinas alternantes que utilizam o Sistema Biela – Manivela.
O Sistema Biela-Manivela é utilizado como forma de transformação de movimento de rotação em movimento linear.
O sistema de uma máquina motriz é composto de uma biela AB cujo extremo A, chamado base de biela, é deslocado ao longo de uma reta, enquanto que o outro extremo B, chamado cabeça de biela, articulado em B com uma manivela OB, descreve uma circunferência de raio OB. A base de biela está articulada no denominado “patim”, solidário com o pistão que é deslocado entre duas guias. O pistão descreve um movimento oscilatório, muito próximo a um movimento harmônico simples.
Mecanismo Biela – Manivela Máquina a vapor
M.H.S. na Construção Civil
Exemplo: Sistema de múltiplos