Metrologia
RELATÓRIO - EXPERIMENTO DE FÍSICA
PROFESSOR FERNANDO GIGLIO
SALTO
MARÇO 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATRIOCINIO
ENGENHARIA MECATRÔNICA
TURMA: 58313 (A)
Fernando de Jesus Oliveira – nº25
Driele Caroline Ribeiro Abílio – nº17
André Gustavo – nº
Luiz Henrique (sem número)
RELATÓRIO DE FÍSICA PENDULO SIMPLES
SALTO
MARÇO 2013
OBJETIVO
O objetivo do experimento é calcular de forma simples e precisa a aceleração da gravidade no local, visto que a mesma não é uma constante igual em todos os lugares da Terra (variação mínima).
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O experimento com Pêndulo é feito como um “simulador” de um Movimento Harmônico Simples (MHS), que é definido como um movimento oscilatório quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e se opõem ao deslocamento.
O MHS corresponde então a uma oscilação em um período completo, ou seja, após o movimento o objeto torna a posição inicial, tornando-se possível medi-lo.
MATERIAL UTILIZADO Cronometro; Transferidor; Pedaço de Corda; 1 suporte; 1 peso; 1 trena;
PROCEDIMENTO Para se calcular a aceleração da gravidade, através do Pêndulo Simples, precisamos de um ponto fixo, haste ou suporte, que sustente um fio flexível de tamanho (L) com um peso (m) em sua extremidade. Se a massa se desloca para uma posição θ (ângulo que o fio faz com a vertical, que deve ser < 10̊) e então for abandonado (velocidade inicial zero), o pêndulo começa a oscilar. O caminho percorrido pela massa suspensa é chamado de arco. O período de oscilação que vamos chamar de T é o tempo necessário para a massa passar duas vezes consecutivas pelo mesmo ponto, movendo-se na mesma direção, isto é, o tempo que a massa leva para sair de um ponto e voltar ao mesmo ponto percorrendo o mesmo arco. O pêndulo descreve uma trajetória circular,