aplicando os conceitos
A charge acima explora um assunto comum na tv brasileira: a corrupção e a criminalidade. Temos na imagem aqueles que representam os três poderes mais um, cada um segura objetos que caracterizam suas açoes. Mas a cada dia vemos mais o dito poder paralelo infiltrado nas questões políticas que afetam a vida de todos. Políticos envolvidos em casos de corrupção, juízes favorecendo bandidos por conta de laços, prefeitos, governadores e outras autoridades do mesmo nível, fazendo acordos em troca de dinheiro ou mesmo poder.
Nesta charge, fica evidente a crítica acerca da irrelevância que questões sérias assumem diante do clima da Copa do Mundo. Todas as atenções estão voltadas para motivos da Copa. Já a fome, a pobreza e a miséria são questões colocadas à margem dos interesses dos brasileiros. Tal crítica é revelada quando o pintor, na parede, pinta a bandeira do Brasil não se importando e não fazendo questão de observar o mendigo pedindo esmola: nada naquele momento seria mais importante que torcer e idolatrar a seleção brasileira de futebol. Pág. 209
1 - Por que o titulo do capitulo refere-se à "crise da razão"?
2 - O que significa a experiência religiosa para Kierkegaard?
3 - Como a fenomenologia, com o conceito de intencionalidade,contrapôs-se à teoria do conhecimento tradicional?
4 - Em que consiste o "giro linguistico" e quais foram seus principais representantes? Escolha um deles para explicar corno se deu essa "virada" oumudança de paradigma.
5 - O que Nietzsche quer dizer com: a verdade é um "batalhão de metáforas" ou "as verdades são ilusões"? O que essas afirmações representaram para a teoria do conhecimentocontemporânea?
6 - Examine a citação a seguir e justifique por que