Aplicando Juros e Multas
Lembrando que temos um enunciado para criação de uma planilha simples envolvendo um relatório de duplicatas.
Fazer uma planilha que contenha entrada para juros e multa. Fazer um cabeçalho que contenha, Data de Emissão, Descrição de Duplicatas, Data de Vencimento, Valor, Data de Pagamento, Valor Juros + Multas e Valor Total a Pagar.
Formate sua planilha adequadamente (Veja o link como formatar uma planilha, neste blog). Preencha a planilha nas colunas data emissão, descrição e data de vencimento de forma adequada para que possa dar o valor de Juros+Multa e o total a pagar. Coloque algumas datas quando foi paga uma determinada duplicata.
Segue a imagem da planilha montada, compare o enunciado.
Note que temos duas células, E1 e G1, onde fixamos os valores de Multa e Juros por dia de atraso. Lembrando que essas duas células são endereços absolutos, portanto, sua representação em fórmula, obrigatoriamente coluna e linha, tem que preceder o símbolo $, ou seja, $E$1 e $G$1. Lembrar também de formatar todos endereços necessário. Posições E1 e G1, formatado em porcentagem, colunas de datas, com formatação para datas, colunas de valores as E, G e H, formatadas como número, duas casas decimais e separador de milhar.
Precisamos calcular o juros e multa mediante uma fórmula matemática relativamente simples:
valor de (juros + multa) = ((Valor * Juros) * (DiasCorridos)) + (Valor * Multa)
onde DiasCorridos é representado pela DataDePagamento - DataDeVencimento
Olhando a planilha vamos montar a fórmula condicional SE para analisarmos se o pagamento está em atraso ou não, se tiver em atraso, calcula o Valor do Juros, se pagar em dia ou antecipado, então, o valor de Juros+multa = zero.
Colocando essa fórmula em G3
=SE(F3>D3;((E3*$E$1)*(F3-D3)) +(E3*$G$1);0) observe que em azul é quando se paga em atraso o que está em verde (ZERO) é quando se paga em dia ou antecipado
agora a fórmula do Total a Pagar em H3 fica :