Aplicando as estratégias do livro “a arte da guerra” na administração
O livro a “Arte da Guerra” escrito por Sun Tzu, aborda estratégias utilizadas nos campos de batalhas para sucesso nas guerras. Essas estratégias são aplicadas nas empresas, basta analisar o inimigo como a concorrência e o campo de batalha como o mercado. Inicialmente, Sun Tzu enfatiza a importância o planejamento antes de iniciar qualquer ação.
Estratégias:
• “O comandante é o equilíbrio da carruagem do Estado. Se este equilíbrio estiver bem colocado, a carruagem, isto é, a nação será poderosa; se o equilíbrio estiver defeituoso, a nação, certamente será fraca”.
Aplicando nas empresas: O líder é o equilíbrio entre a ação dar certo ou não. Pois ele é que delega tarefas adequadas a cada um de seus subordinados. Um líder que se porta de maneira certa a seus subordinados, terá uma boa equipe.
• “Se o comandante interfere com a administração do exército, sem entender os negócios internos, os princípios das estratégias, isto confundirá os oficiais e soldados”.
Aplicando nas empresas: O chefe deve administrar as estratégias para chegar aos objetivos de acordo com os negócios internos, seguindo os objetivos da empresa, pois se não houver seus subordinados não desempenharão bem sua tarefa.
• “Será vencedor, aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo”.
Aplicando nas empresas: Ganhará da concorrência a empresa que adotar a estratégia adequada a seus pontos fracos e fortes.
• “Será vencedor, aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas”.
Aplicando nas empresas: Empresas devem integrar superiores e subordinados para que o trabalho seja desempenhado da melhor forma possível e que não haja insatisfação de seus funcionários.
• “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota”.
Aplicando nas empresas: Para