APEC
“O Grito” – Edvard Munch
O Expressionismo foi um movimento que surgiu na Alemanha no início do século XX e foi considerado de vanguarda por propor ideias bastante inovadoras para a época. Os artistas do movimento procuravam exteriorizar através da arte uma reflexão individual, uma visão pessoal do mundo ao seu redor.
O Expressionismo abrangeu várias áreas artísticas como a arquitetura, a música e a dança, apesar de sua primeira manifestação ter acontecido no campo da pintura. O estilo surgiu como reação ao Impressionismo, movimento que visava o naturalismo utilizando a luz e o movimento para dar realidade à obra.
Goetheanum (1923), de Rudolf Steiner, Dornach.
.Apesar de ser considerado um movimento heterogêneo, onde os artistas possuiam tendências variadas, o Expressionismo possuia duas características muito fortes, a subjetividade e a intuição. A arte mais pessoal tinha como base a expressão do artista, o que ia totalmente contra a ideia de impressão da realidade.
Devido a intensa subjetividade, muitas vezes o expressionismo é entendido como umadeformação da realidade, uma forma de expressar sentimentos mesmo que esses não sejam objetivos. Mesmo tendo iniciado na Alemanha, o Expressionismo pode ser observado em vários países do mundo todo e em espaços geográficos muito distintos.
Gethsemanekirche, Berlin, “Der Geistkämpfer”
.Muitas vezes o Expressionismo remete à melancolia, uma vez que a temática pode envolver assuntos como a solidão com cores violentas. Um dos motivos desse retrato de miséria é o período histórico vivido pela Alemanha, país que passava pela Primeira Guerra Mundial e pelo Período-entre-guerras.
……………Num momento como esse os intelectuais buscavam novas perspectivas, uma liberdade que muitas vezes não tinham na realidade e somente o subjetivo e o irracional concediam. Muitas vezes esse arrebatamento trazia à tona temas proibidos na época como a obscenidades e coisas fantásticas.
O moinho