Influência da Igreja Católica No Comportamento S
Historicamente, as críticas a esta igreja já tiveram muitas formas e partiram de diversos pressupostos ao longo das gerações. Atualmente, as críticas são freqüentemente dirigidas a posições da Igreja sobre temas como bioética, sexualidade, matrimônio e pena de morte.
No passado a Igreja Católica possuía uma influência enorme sobre toda a parte da sociedade em que agia. Suas ações impunham regras radicais relacionadas ao comportamento dentro e fora do lar, e obrigações a seus devotos, e haviam serias conseqüências sociais ou piores ate, para quem não as seguiam corretamente. Podem ser citadas sobre o assunto a Inquisição entre outros fatos históricos.
No mundo contemporâneo a influência desse órgão religioso diminuiu muito em todos os países em que ainda é presente, seja por ação da mídia, pelo avanço da ciência ou pelo próprio avanço da percepção humana e adequação ao sistema capitalista em que maior parte do globo esta inserido. Ou seja, por mais que existam cristãos no mundo, muitos dos ensinamentos da religião católica estão se deteriorando pois não conseguem acompanhar o avanço dos tempos, e cada vez mais a frase a seguir esta se tornando realidade: “Cada vez mais as pessoas se afastam da religião e voltam para Deus.”
A Questão da Sexualidade Em Relação A Igreja Católica
Como citado anteriormente, a igreja possuía no passado um grande controle sobre seus devotos e esse controle também se estendia à questão da sexualidade, onde até a vida cotidiana dos casais era “vigiada”. Hoje em dia mudou-se muito isso, e a Igreja teve de se conformar, pois é impossível que se pense que alguém deixará de usar preservativo em uma relação, sem intenção de realmente ter um filho, somente porque a Igreja é contra. E não são freqüentes os casos em que uma pessoa casa virgem hoje em dia. Assim se conclui que não se compara a sexualidade reprimida imposta pela igreja no passado com a de hoje.
Homossexualidade x Igreja