Apartamento em São Paulo
TRABALHO DE REFERÊNCIAS AO PROJETO DE ATELIER –
TRP 1AD
2014
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de referência ao Projeto de Atelier, e tem como o objetivo a elaboração de resenhas dos textos solicitados, citando os tipos de tipologias, as inovações e o foco no mobiliário usual.
ARTIGO – APARTAMENTOS EM SÃO PAULO
- Brevíssimo exame de uma história controversa:
Desde as primeiras décadas do século 20, os prédios construídos na cidade de São Paulo reproduziam cozinhas abafadas. A partir de 1930 as primeiras alterações aconteceram, fazendo com que houvesse uma comunicação entre os setores social-íntimo-serviços.
Ocorreu um crescimento dos clientes, ou seja mais pessoas querendo sua casa própria, no entanto com menos dinheiro para investir devido a crises econômicas. Reagindo aos consumidores, o mercado imobiliário ofereceu casas e apartamentos cada vez menores. Os bairros das grandes cidades foram inundados por apartamento pequenos que atendessem cada vez um número maior de consumidores: o quarto de empregada por exemplo, desapareceu. As cozinhas foram ficando cada vez mais retangulares e menores. A sala de estar foi o único cômodo que teve sua área aumentada, muitas vezes prolongando com a varanda. E os banheiros diminuíram ao limite do possível, ficando com dimensões iguais seja o preço que for.
“Todos os apartamentos em modo geral, após efeitos da Segunda Guerra vem sendo diminuídos de tamanho, mas os apartamentos maiores tem se reduzido mais, segundo dados do Secovi-SP.”
Existem também os casos em que moradores de apartamento pequenos se virão na necessidade de aumentar a área seja por causa de um novo membro da família ou até mesmo para receber amigos e familiares. Dessa forma a sala e a cozinha se unem em formando um cômodo maior e único.
ILHAS NO MAR URBANO
Para compensar essas perdas de área de unidades, começaram a surgir nos edifícios de luxo equipamentos de uso coletivo como: