024689570409

1180 palavras 5 páginas
IMPORTÂNCIA DO TERCEIRO SETOR: Fundações

RESUMO
O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância do terceiro setor na sociedade, enfatizando as Fundações como entidade pesquisada observando sua regularidade de funcionamento, e sua administração O Terceiro Setor surgiu da iniciativa da sociedade diante das necessidades gerais não atendidas pelo Estado. Consolidou-se como conjunto de entidades de finalidade coletiva ou pública e que não visavam distribuir lucro, mas criar oportunidades de desenvolvimento social. As fundações se desenvolveram nesse ambiente e uma de suas principais formas de transparência ocorre por meio do processo de tomada de prestação de contas. As fundações como instituições integrantes do Terceiro Setor, ou, ramo da sociedade organizada é voltada à realização de atividades sociais, típicas do Estado Social, com recursos privados. Ao contrário das demais pessoas jurídicas eminentemente associativas, as fundações se caracterizam pela existência de um patrimônio ou complexo de bens, que assume a forma de um ente capaz, um ente que atenderá aos desígnios lícitos de seus instituidores, voltados à realização, em regra, de ações altruístas sem fins lucrativos, ou, em última análise, de utilidade pública.
Palavras chave: Fundação, terceiro setor, entidades.

INTRODUÇÃO
Atualmente, estão cada vez mais em evidências as entidades do Terceiro Setor. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor, termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.
No Brasil observa-se o quanto tem crescido o número de organizações privadas sem fins lucrativos, classificadas como Terceiro Setor, tais como associações, centros,

Relacionados