aparencia
R :::Se for definido um quantum pequeno, o tempo de resposta para processos interativos é diminuído. É uma técnica que permite uma sensação de multiprogramação maior. Mas apresenta problemas como: se o quantum for igual ao tempo necessário para a mudança de contexto, perde-se metade do tempo do processador somente com mudanças de contexto. Se for definido um quantum grande, as mudanças de contexto entre processos é diminuído e, conseqüentemente, diminui-se também o overhead do sistema operacional. Também apresenta problemas: se for definido um quantum muito grande, os processos interativos terão seu tempo de resposta aumentado consideravelmente
2. Qual a diferença entre mútua exclusão com espera ocupada e com espera bloqueada? Qual das duas é mais atrativa do ponto de vista prático? Em qual delas se enquadra a instrução TSL (Test and Set Lock, também conhecida como TAS na família 68000 da Motorola)? Explique em detalhes o funcionamento desta instrução TSL.
3. Semáforos são baseados em duas operações importantes: up(&semaforo) e down(&semaforo). Com base nas tarefas que estas operações têm que cumprir, escreva um exemplo de código que implemente cada uma delas. Agora, analise seu código e justifique porque ele está ou não imune aos problemas relacionados a "condições de corrida".
4. Mostre como um S. O. pode implementar operações seguras por meio de desabilitação de interrupções.
5. Explique a diferença entre redirecionamento de entrada/saída (< ou >) e pipe.
6. Quais são os mecanismos básicos de criação de processos? E quais são as diferenças entre eles?
7. Descreve o significado, finalidade, vantagens e desvantagens de preemptive scheduling.
8. Qual é a condição necessária para que um esquema de preemptive scheduling possa ser implementado? Justifique.
9. Quais são os estados pelos quais um processo pode passar