Aparelhos
Ortopedia Funcional dos Maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. Corrige tais disfunções em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis. O tratamento não deve causar dor e é executado sem extração de dentes.
Estes tipos de aparelhos são utilizados para pequenos movimentos dentários, para modificações no crescimento dos maxilares e como aparelho de contenção. Seu custo é relativamente baixo, mas só dão resultados satisfatórios em casos muito simples de pequena movimentação dentária ou em pacientes em fase de crescimento, para redirecionamento da remodelação óssea.
Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial.
Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela OFM: apneia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), apertar dentes, barulho feito pelo maxilar durante a mastigação, dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares, queixo saliente, dentes tortos, dentes apinhados, dentes da frente que não se tocam, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores ("queixo de bruxa"), dentes salientes ou queixo retraído, mordida cruzada atrás, lábios normais que se mantém abertos, língua entre os dentes da frente, entre outros.
Aparelho Reeducador-Impedidor Lingual
* Trata-se de um aparelho removível com um posicionador lingual na região das papilas palatinas e um batente anterior, evitando a pressão da língua nos incisivos durante a deglutição.
* Pode ser usado na