Aparelho Vicat
1 INTRODUÇÃO
Os aglomerantes, na construção civil, são materiais ativos e ligantes, usados na aquisição de argamassa e concreto. Sua função primordial é formar uma pasta, a qual proverá a ligação entre os grãos do agregado, sendo esta pasta, simples misturas do aglomerante com água. Podem ser subdivididos em aéreos e hidráulicos, tendo como exemplo o gesso e o cimento portland, respectivamente. Feitos os processos para obtenção do material desejado, observa-se o tempo de pega, ou seja, a perda da fluidez da pasta. Para determinação de seu início e fim, é feito o uso de um respectivo aparelho, chamado de aparelho de Vicat.
2 DESENVOLVIMENTO
Quase universalmente, usa-se o aparelho de Vicat para determinação de ínicio e fim de pega. Quanto aos aglomerantes hidráulicos, tem-se por início da pega os estágios iniciais da solidificação da pasta, contado logo em seguida do contato da água com o aglomerante, até darem início às reações químicas com os compostos do aglomerante usado. O fim da pega é caracterizado pela completa solidificação da pasta, entretanto, só depois de anos ela adquirirá toda a sua resistência.
Loius-Joseph Vicat foi um engenheiro francês que inventou o cimento artificial e a agulha Vicat, a qual ainda é usada na determinação do ajuste de tempo para concretos e cimentos. O aparelho Vicat tem como principal função medir a resistência de uma pasta de cimento e é composto por:
Parafuso para ajuste de altura;
Haste;
Parafuso para ajuste de sonda;
Molde ø80x40 mm;
Agulha para início de pega;
Agulha para final de pega;
Base;
Sonda de Tetmajer;
Molde cônico e escala.
Com o aparelho Vicat e considerando uma amostra de 500 gramas de cimento e água necessária, caracteriza-se o início de pega o tempo que a agulha leva para penetrar na base da pasta, descendo por 1 mm e fazendo sua leitura após 30 segundos após o início da penetração. Já o final de pega é o tempo até que o acessório não provoque nenhuma marca na amostra, ou