aparelho locomotor
Antes de falar especificamente sobre as lesões vamos pensar nas estruturas afetadas pelas lesões. Ou seja, você já parou pra pensar em como você é por dentro? Do que seu corpo é constituído? Como são formados os tecidos do seu corpo? Qual a função dos seus órgãos, ossos, músculos, tendões, ligamentos e várias outras estruturas do seu corpo? O que acontece no seu corpo quando você pratica atividades físicas? O que acontece no seu interior que gera um desequilíbrio, e acaba por provocar lesões?
Seu corpo é formado por células dos mais variados tipos, e cada uma delas, conforme se desenvolve, vai assumindo características próprias e desempenhando determinadas funções, própria de cada uma.
FISIOPATOLOGIA DA LESÃO EM VÁRIOS TECIDOS DO CORPO HUMANO.
Neste momento abordaremos de forma superficial alguns tipos de células, tecidos e suas respectivas funções.
Quando nascemos temos uma célula responsável pelo desenvolvimento de todas as outras células do nosso corpo. A está é dado o nome de célula mensequimal, que se diferencia e especializa formando os mais variados tipos de células e os subseqüentes tecidos corporais.
Existem quatro tipos de tecidos fundamentais no corpo humano: epitelial, conectivo, muscular e nervoso. Segundo Guyton, todos os tecidos do corpo, exceto os ossos, podem ser definidos como tecidos moles. Cailliet, entretanto, define mais tecnicamente o tecido mole como a matriz do corpo humano, formada por componentes celulares dentro de uma substância básica. Ele também acredita que o tecido mole é a causa mais comum de incapacidade funcional do sistema musculoesquelético. A maioria das lesões relacionadas ao esporte ocorre nos tecidos moles.
TECIDO EPITELIAL
O primeiro tecido fundamental é o epitelial. Esse tecido específico reveste todas as superfícies internas e externas do corpo, abrangendo estruturas como a pele, a camada externa dos órgãos internos e o revestimento interno dos vasos