MEIO TERRESTRE
O desenvolvimento econômico, a produção em massa e o modo de consumo atual têm causado grandes impactos no meio ambiente. Esses impactos, em sua maioria, estão relacionados com a geração de resíduos sólidos.
Durante a conversão de matéria prima para o produto final, os resíduos gerados são considerados como um desperdício. No entanto, a limitação dos recursos naturais faz com que seja preciso enxergar com outros olhos tais resíduos, e não somente pensar na perda de vantagem competitiva.
Dessa forma, conceitos de sustentabilidade têm sido abordados nas indústrias, com o intuito de minimizar os impactos ambientais causados pela geração de resíduos e reduzir os custos de produção, tornando as atividades sustentáveis ambientalmente.
Um dos conceitos mais aplicados, que visa gerenciar os resíduos sólidos, é o 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Essas três ações visam estabelecer uma relação mais harmoniosa entre o consumidor e o meio ambiente. Para exemplificar a presença das inovações tecnológicas em resíduos sólidos, nessas três frentes, podemos citar:
Redução:
Na indústria têxtil, que recebeu em 2010 uma tecnologia apresentada por uma empresa dinamarquesa, a Novozymes, que possui filial no Brasil. A máquina adquirida permite a diminuição da quantidade de água usada para a fabricação de tecidos, reduzindo em 70 mil litros e deixando de lançar 1000 kg de gás carbônico para cada tonelada de malha fabricada. Além disso, na indústria automobilística também ocorre uma grande inovação tecnológica, com o advento de automóveis elétricos.
Reutilização:
Pode-se citar o exemplo das soluções integradas propostas pela empresa Xylem, cujo portfólio de reutilização de água inclui bombas e misturadores, filtros e outros instrumentos; combinando inovação de alta tecnologia com um foco na eficiência energética e engenharia agregada, de modo a tornar as estações de