APAE
Rua Rio Grande do Sul , 52 – fone /fax : 3235-3838- CEP:85.801-010-Cascavel Paraná
Nos dias treze, quinze e dezesseis do mês de agosto do ano de dois mil e doze algumas alunas da segunda série do curso de formação de docentes, reuniram-se na A.P.A.E (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)1, para fazer observações e coparticipações, reunindo essas informações para fazer o seguinte relatório, obtendo a tema deste ano: Pluralidade cultural, diversidades, desigualdades e a educação.
Esse organização teve início no dia onze de dezembro de mil novecentos e cinquenta e quatro na cidade de Rio de Janeiro, por um grupo de pais que estavam inconformados com a escassez de informação sobre a deficiência intelectual e resolveram pesquisar e entender o assunto como forma de oferecer qualidade de vida a seus filhos. Hoje existem mais de duas mil APAEs em todo Brasil.
Integram-se pais e amigos de alunos com necessidades especiais, contando com a colaboração da sociedade em geral, do comercio, da indústria, dos profissionais liberais, dos políticos, enfim, de todos quantos acreditam, apostam e lutam pela causa da pessoa com deficiência. Esta afirmação esta concretizada na lei municipal Nº 3203/2001
ART.7º. A APAE de Cascavel é constituída por número ilimitado de associados, sendo requisitos para admissão: ser pessoa idônea, maior de idade, em pleno gozo de seus direitos civis.
Em mil novecentos e noventa e três a escola deixou de atender a Educação Infantil, passando este nível para a nova escola da APAE: Centro Especializado de Desenvolvimento Infantil (CEDI) - Dr. Luiz Pasternak, permanecendo apenas com o Atendimento das Atividades Básicas, Ensino Escolar e Profissionalizante.
Em dois mil e um devido implantação proposta pelas APAES a escola passa a denominar-se Escola de Educação Especial Valéria Meneghel, ofertando o Ensino Fundamental, a Educação Profissional,