gerenciamento riscos
Módulo: 4 – Resposta e monitoramento de risco
Atividade: Fórum
Título: Transferir o risco
Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projetos
Introdução
“Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. ” Lei de Murphy
Riscos são eventos que podem causar, caso ocorram, um impacto positivo ou negativo no projeto, eles estão presentes em tudo o que fazemos e o impacto sempre será sobre um, ou uma combinação dos aspectos que restringem um projeto, isto é, um risco sempre impactará sobre o prazo e/ou sobre o escopo e/ou sobre o custo e/ou sobre a qualidade.
Desta forma o gerenciamento de riscos serve para aumentar a possibilidade de sucesso e diminuir a possibilidade de fracasso de um projeto. Em outras palavras, serve para maximizar os riscos positivos e “minimizar” os riscos negativos.
Uma das maneiras de minimizar riscos negativos é transferir o risco para uma terceira parte junto com a responsabilidade da resposta.
Esse trabalho visa fornecer alternativas para a transferência de alguns dos riscos envolvidos no projeto de expansão de uma construtora.
Risco I
Equipe de construção sem qualificação.
Planejamento de resposta
Estratégia risco 1: Terceirizar a equipe de construção.
Ação 1.1: Contratar empresa terceira especializada em construção para desenvolver as atividades relativas à demanda do Porto de Itaguaí. No contrato da empresa terceira especificar cláusulas relativas aos prazos acordados para as entregas, qualidade do serviço prestado, continuidade do serviço, vinculando o descumprimento destas a aplicação de multas contratuais. Ação 1.2: Contratar seguro cobrindo a multa estipulada pelo Porto de Itaguaí para atrasos e quebras de contrato, isso visa cobrir o risco da construtora terceirizada descumprir o contrato e não se responsabilizar pela multa contratual.
Contingência 1.1: Realizar acompanhamento das atividades prestadas