Apa-itapiracó
ITAPIRACÓ-SÃO LUÍS-MA
Naldo Ferreira da Silva
Profª. Janilde Gusmão Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM 0042)
03/07//2012
RESUMO
O Projeto apresentado refere-se à prática do curso em Gestão Ambiental, cujo tema proposto é área de preservação ambiental do Itapiracó (APA). Que tem como objetivo de identificar algumas áreas que tem sofrido com a ação de agentes transformadores que estão descaracterizando o seu caráter natural original. Destacando as medidas que devem ser tomadas e métodos de como manter a preservação deste local dos agressores.
Palavras- Chave: APA do Itapiracó, Medidas de Proteção e Preservação Ambiental.
INTRODUÇÃO:
Criada pelo Decreto Estadual de número 15.618/97, no município de São Luís, com uma área total de 322 hectares, a APA - Área de Preservação Ambiental do Itapiracó abrange vegetação remanescente de Floresta Pré-Amazônica, representada por Angelim, Andiroba, Bacuri e muitas outras. Além de representar abrigo à fauna e à flora nativas, a área representa importante papel na manutenção do microclima da Ilha de São Luís. (ONG Ilha Verde).
É uma área protegida e fiscalizada pelo Batalhão da Polícia Ambiental, especialmente da PM-MA. Cuja missão é o resgate de animais silvestre e situações de cativeiro, fiscalização de extração e transporte de madeira ilegal, proteger a área contra os invasores. (ONG Ilha Verde).
O objetivo principal da APA do Itapiracó é de conservação dos recursos naturais associada ao desenvolvimento de atividades produtivas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população local. Para Cabral; Souza (2005, p. 47 apud Granja, 2009, p. 91).
A categoria APA constitui um instrumento da política ambiental interessante. Do ponto de vista socioeconômico, por caracterizar-se como área de desenvolvimento sustentável, na qual as atividades humanas devem ser exercidas com responsabilidade, no sentido de permitir a