Resumo: o papel do professor na promoção da aprendizagem significativa
REsumo
Durante séculos, a crença em um conhecimento pronto e inalterável se manteve como verdade absoluta para a escola, na qual o aluno era tido somente como um receptor, mas com a concepção do construtivismo nasceram muitos questionamentos na mente dos educadores que não sabiam como modificar métodos de ensino tão arraigados, aplicando novas formas de ensinar. E tais questionamentos perduram até hoje. Segundo Santos, para que haja uma transformação efetiva no ensino é preciso que o professor adote novos comportamentos essenciais. São eles:
• Deixar de “dar aula”, expressão que pressupõe transmitir conteúdos prontos, numa relação em que o professor é figura central e o aluno ouvinte passivo. De acordo com Santos, é preciso construir aulas, com a participação ativa do educando.
• Parar de dar respostas prontas, mas ao contrário, gerar questionamentos, fazendo com que os alunos sintam vontade de encontrar suas próprias respostas.
• Procurar novas formas de desafiar os alunos, gerando questionamentos interessantes, cujas respostas estejam no conteúdo da aula de forma que esses conteúdos deixem de ter um fim em si mesmo.
• Buscar a aprendizagem profunda, que, para Santos, “(...) ocorre quando a intenção dos alunos é entender o significado do que estudam, o que os leva a relacionar o conteúdo com aprendizagens anteriores, com suas experiências pessoais, o que, por sua vez, os leva a avaliar o que vai sendo realizado e a perseverarem até conseguirem um grau aceitável de compreensão sobre o assunto.” È deixar de passar conteúdos que serão decorados e utilizados somente nos testes e provas e depois esquecidos.
• Não passar tantas instruções. Favorecendo, desta maneira, a autonomia dos estudantes, deixando que estes tomem decisões acerca do planejamento de seu trabalho.
• Elevar a autoestima dos alunos, por meio das seguintes atitudes:
-