ap2 resumo zoologia
Aula 20
Parazoa: poríferos( animais muito simples)
OS DIPLOBLÁSTICOS: Os metazoários diploblásticos apresentam os dois primeiros folhetos embrionários: o ectoderma, externo; e o endoderma, interno. Localizada entre eles há uma camada gelatinosa denominada mesogléia.Podem ser:
Cnidários : São móveis como as medusas ou sésseis como os corais. Os cnidários se caracterizam por um tubo digestivo, denominado CASTROCELE, com uma única abertura, que funciona como boca e ânus, e por apresentarem células urticantes muito especializadas, os nematocistos;
Ctenóforos : São formas marinhas planctônicas de aparência gelatinosa, como a maioria das medusas Contudo, não possuem qualquer tipo de célula urticante.
Os Triploblásticos: Surge um novo folheto embrionário, o mesoderma, localizado entre o ectoderma e o endoderma. durante o desenvolvimento embrionário de alguns triploblásticos, o blastóporo origina a boca e o ânus, sendo denominados protostômios. Em outros triploblásticos, o blastóporo origina somente o ânus, sendo denominados deuterostômios. As três condições protostomadas sao:
Acelomados : O mesoderma preenche totalmente o espaço entre o ectoderma e o endoderma, muito embora em alguns casos este tecido de preenchimento possa ser frouxo, ou seja, suas células não estão totalmente conectadas umas às outras, com uma grande quantidade de líquidos extracelulares. São os vermes como a solitária ( PLATELMINTOS)
Pseudocelomados : Apresentam um trato digestivo completo com boca e ânus. Como o fluxo de alimento agora se dá em um único sentido, pode ocorrer uma especialização regional da parede do tubo e, portanto, nem todas as partes do tubo digestivo estão envolvidas em todo o processo digestivo. Nematoda ( lombrigas ) e Rotíferos.
Esquizocelomados: O celoma origina-se a partir de uma fissão interna na massa mesodérmica. A maioria deles são também animais metamerizados. Anelídeos ( minhocas ), políquetas, moluscos e