Engenharia social nas empresas
RESUMO
O uso da tecnologia da informação e o grande fluxo de dados é uma grande facilidade para comunicação nas empresas, mais isto acabou aumentando as ameaças, crimes cibernéticos, e a engenharia social suas praticas e métodos, nosso objetivo é mostrar os principais riscos, brechas e algumas maneiras de prevenção, além disso, o papel da segurança da informação nas empresas em treinar ou prevenir o usuário sendo por software ou outros métodos. Também o índice de vitimas através de uma pesquisa com os principais problemas e vulnerabilidades que acontece no dia-a-dia, tudo isto é para garantir a integridade dos dados na sua empresa ou em sua casa. Com isto muitas vezes o preço para garantir a segurança dos dados pode ser alto, além de ter bons profissionais na equipe de TI, que possa gerenciar as politicas de segurança e dar um bom treinamento aos usuários.
Palavras-chave: segurança da informação, tecnologia, engenharia social.
INTRODUÇÃO
Devido o alto crescimento da tecnologia da informação nas empresas e nas residências, a expansão da tecnologia trouxe um grande numero de dados com valor indeterminado, portanto a segurança da informação acabou tornando-se essencial (FARIAS, 2012). As organizações só da conta do valor da informação quando são perdidas ou roubadas, devido as técnicas de invasões a site e sabotagem, com isso, houve o aumento dos crimes digitais.
Surgiram então, os engenheiros sociais, buscando o ponto mais frágil da segurança da informação no elo humano com intenções maliciosas, que utilizam recursos como softwares mal intencionados para adquirir dados, senhas, contatos, e prejudicar o usuário e organização onde se encontra. Os resultados disso tudo é o alto investimento na segurança da informação nas empresas com treinamentos, sistemas, políticas e regras que são adotados pelo usuário para prevenir estes tipos de ameaça, que podem trazer prejuízos irreversíveis (CORADASSI, 2004).