AP 01 Historia Computadores
Geração Zero.
Ábaco da Mesopotâmia 2700 - 2300 A.C.
Ábaco Romano - 1.o século D.C.
Ábaco chinês - Século XII
Tem-se a representação do número 2009.
Régua de cálculo - Século XVII
Baseado no logaritmo
A partir dos logaritmos de John Napier, desenvolvida pelo brilhante matemático Willian Oughtred e tornada pública em 1630: a régua de cálculo. Tem a forma atual desde o ano de 1650 (de uma régua que se move entre dois outros blocos fixos), tendo sido esquecida por duzentos anos, para se tornar no século XX o grande símbolo de avanço tecnológico, com uso extremamente difundido, até ser definitivamente substituída pelas calculadoras eletrônicas.
Wilhelm Schickard – 1623
A máquina foi projetada para ajudar em todas as quatro funções básicas da aritmética (adição, subtração, multiplicação e divisão). Entre seus usos, Schickard sugeriu que iria ajudar na árdua tarefa de calcular tabelas astronômicas. A máquina pode somar e subtrair números de seis dígitos, e indicou um estouro dessa capacidade tocando um sino.
Blaise Pascal – 1645
Pasqualina: Fazia diretamente operações de adição e subtração. As operações de multiplicação e divisão podiam ser feitas por repetição. Blaise Pascal se motivou a criar esta máquina porque seu pai era contador e precisava de ajuda com cálculos mais avançados. Quando a engrenagem vira-se a direita era feito adição, quando vira-se a esquerda era feito a subtração dos valores armazenados em 2 ou 3 engrenagens anteriores.
Charles Babbage - 1792-1871
Difference Engine: executaria apenas um algoritmo (cálculo de tabela para navegação marítima)
Analytical Engine: Charles Babbage - 1837
Máquina de uso geral, mas não ficou operacional.
Tem 4 partes: armazenamento, computação, entrada, saída
Primeira programadora: Ada Lovelace.
Howard Aiken: MARK I 1944
Usava relés mecânicos - Ciclo de relógio de 0,3 segundos
Geração I
Válvulas – 1945 a 1955
Colossus 1943
Construído pelo governo britânico para decifrar