Anúncio de Oportunidade
Uma das estratégias que gera boca a boca entre as pessoas são aqueles anúncios e/ou comerciais que cutucam a concorrência inspirado em algum fato que virou notícia. É o chamado anúncio de oportunidade.
Se o seu cliente tiver consciência da importância da propaganda para a empresa dele e tiver uma verba sobrando para expor a marca nestes momentos, nada melhor do que investir os neurônios nesse tipo de anúncio. É uma boa chance de fazer o público prestar mais atenção na sua mensagem do que nos “dias normais”.
Na semana passada, a Ocean Air não perdeu tempo e veiculou uma peça sobre o fato da Gol começar a cobrar pelos seus serviços de bordo. Imagine quantas pessoas devem ter considerado viajar com Ocear Air, depois de ler o anúncio.
A grande característica dessas peças é a rápida veiculação para o público entender do que se trata. Quando São Paulo sofreu um pequeno terremoto, a MPM entrou em ação e criou este anúncio para a Burger King. Só não sei se o povo gostou da gracinha.
Em 2004, quando Maluf estava sendo investigado por ter contas no exterior, a McCann criou para a Fundação São Martinho anúncio sensacional baseado na declaração do político de que se essa conta existisse, doaria todo o dinheiro para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Um dos mestres nessa área é a W/Brasil com o Bombril. A agência é especialista em criar anúncios, sempre estrelados por Carlos Moreno, sobre os assuntos que estão na boca do povo, como o caso Ronaldo.
Também são considerados anúncios de oportunidade aqueles que comemoram algum dia específico, como este de uma concessionária para o dia do motorista.