teoria criacionista - O grande Chefe
Então, o Grande Chefe rolou uma pequena bola de lama e deu-lhe a forma humana. Tal como as árvores e a erva, a forma humana ganhou vida. O Grande Chefe disse ao homem para pescar e colher comida na floresta.
Mas, passado pouco tempo, o homem desabafou com o Grande Chefe que se sentia só e ele, cheio de pena, criou a mulher. Enquanto o homem caçava, o Grande Chefe mostrou à mulher como apanhar bagas, com coser e como cozinhar o peixe.
Em uma noite, a mulher teve um sonho que a deixou a arder de desejo de agradar ao marido cada vez mais. Rezou ao Grande Chefe e ele respondeu às suas preces soprando sobre ela o seu hálito e dando-lhe um presente invisível - a capacidade de ter filhos. Nos anos que seguiram, a mulher pôde mostrar as filhas e às netas todas as habilidades domésticas que o Grande Chefe lhe tinha ensinado.
Mas à medida que o número de pessoas aumentava, começaram a surgir querelas. O ciúme e a cobiça tomaram conta de muitos. A harmonia entre o povo estava totalmente perdida. A Terra-Mãe ficou tão cansada e zangada com as constantes lutas que abanou as montanhas furiosamente. Muitas rochas rolaram pela encosta esmagando muitas pessoas e sepultando-as.
Os que sobraram fiaram a saber que tinham provocado a cólera da Terra-Mãe com todas as suas lutas. Muitos precipitaram-se par o sopé da montanha na esperança de encontrar vivos o seus entes queridos. Mas, oh infelicidade, nenhum sobreviveu. Uma grande tristeza abateu-se sobre o povo.
E as