Análises de Custos
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TAILANE NEVES CARVALHO
A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO NO TAYLORISMO-FORDISMO
ITUIUTABA-MG
NOVEMBRO- 2013
A ideologia taylorista, afirma que se os trabalhadores produzem mais e com maior qualidade e eficiência (cada qual de acordo com sua aptidão), consequentemente o patrão poderá pagar a ele maior salário, já que sua produção será mais barata, indicando assim uma “boa” convivência entre patrão e empregado. Sua ideia principal e caracterizada pela necessidade do administrador formular métodos de estudo e treinamento para seus empregados. Taylor tem como princípios a procura pela forma “ideal” de realizar determinada atividade, ou seja indica a necessidade do administrador de eliminar indolência sistemática em busca de uma “formula geral” . Outro problema que também e necessário ser eliminado é a “cera” que na administração cientifica será tratada com a internalização da cooperação mútua permitindo assim o acesso ao saber operário, lucro, salários maiores e consequentemente maior consumo no mercado.
A teoria da administração cientifica é basicamente determinar o que será feito, como será feito, em um determinado tempo, de forma correta e sem prejudicar a saúde. No modelo de administração de taylor os trabalhadores mais eficientes eram bonificados,(aqueles que terminavam sua atividade antes do tempo predestinado), e recebiam por peça produzida, estimulando assim a ambição individual.
A administração Cientifica tem como objetivo desenvolver as ferramenta e condições de trabalho, aperfeiçoadas e padronizadas, assim como selecionar e treinar trabalhadores dando assistência e auxilio para que esses possam desempenhar eficientemente sua tarefa. Por fim ela analisa o processo de produção e ensina os procedimentos do trabalho.
O projeto de taylor indica um capitalismo selvagem onde sua visão egoísta tende ao lucro, é os