Análise
Uma obra literária pode apresentar diferentes interpretações de abordagem quando se trata de escrever sobre interpretação, gerando discussões entre a relação texto e leitor como uma forma de interlocução. O ato da leitura nos dar a entender ao texto, uma trama, ou até mesmo a disposição das notas musicais e a sucessão de palavras que representam as possibilidades de reconstrução de visão de mundo, significados e conseguindo relacioná-los a outros textos significativos, procurando a intertextualidade e a intratextualidade com o leitor. Temos várias formas de compreensão sobre este conceito, delineando a narrativa destes termos, resultando na aproximação e distanciamento de informações diversas e precisas sobre este tema que constitui apenas alguns dos métodos seguidos.
Com o aumento do interesse pela língua e pela literatura, e a produção de textos literários resultaram na importância do preceito de valores e nas probabilidades de reconstrução de visão de mundo. Perdendo a ingenuidade diante dos textos literários sendo um objetivo alcançado, e o leitor percebe que atrás de cada texto há uma pessoa, com um aprendizado histórico, um intuito, “um olhar”, um significado, o que supõe a responder ao texto, concordando ou divergindo dele, divertindo-se e até se emocionando com ele, fazendo comparações, elogiando, rejeitando, apropriando-se de idéias, enfim vivendo o texto e tomando a condição de leitor.
Permitindo a possibilidade de atribuir sentido ao texto e a vida tornando-lhes ao mesmo tempo leitores críticos e inovadores e trabalhando os diferentes aspectos da condição humana, diferenciando o que é real do que é imaginário, desvendando o mítico jogo das paixões humanas, tendo a metáfora como suporte a literatura.
As experiências de leitura proporcionam aos leitores conhecer suas potencialidades intelectuais, de ser criativo, de ser expressivo, de explorar as riquezas de seus gestos e movimentos