Abuso de substâncias tóxica.
Resumo: Aqui serão abordados alguns dos principais problemas afetos à dependência, química, tratamento e perfil do usuário, bem como a intervenção dos órgãos públicos através do setor de serviço social disponíveis nas unidades de saúde destinadas ao atendimento da população. O principal objetivo é avaliar alguns dos programas destinados ao tratamento das pessoas que, busca ajuda nas unidades de tratamento e prevenção, as formas de abordagem, e quais os principais procedimentos desenvolvidos através do assistente social com o doente e a família.
Palavras-chave: Uso de drogas. Formas de abordagem. Intervenção. Serviço Social.
INTRODUÇÃO
A dependência das drogas é um problema que afeta a cada dia mais e mais pessoas no mundo todo. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD) descrevem quatro aspectos fundamentais para caracterizar um tipo de tratamento. O primeiro é o caráter da intervenção, seguido do método abordado e metas clínicas e por fim a filosofia da terapêutica.
Na ausência de um lastro cultural que contextualizasse o padrão atual de consumo de drogas ilícitas, o Estado tomou para si a responsabilidade de regular através da formulação e prática de políticas públicas de saúde (ALVES 2009).
2 OBJETIVOS
2.1 Geral:
Quantos, onde estão e quais as formas de atendimento destinado ao usuário de drogas no Brasil e como procedem, os assistentes sociais na intervenção e terapêutica destinadas a essas pessoas e suas famílias.
2.2 Específicos
• Caracterizar o usuário de drogas;
• Identificar as principais formas de abordagem, intervenção e tratamento ao usuário nos serviços públicos de atenção à saúde;
• Descrever os procedimentos dos assistentes sociais na prevenção e encaminhamento desses usuários aos serviços.
3 PROBLEMA
Os