Drogas
História e conceito
O que é droga?
Intitulamos “droga” qualquer substância ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente. As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência mais comum são de amigos, vontade, desejo de fuga, principalmente de problemas familiares, coragem para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria, dificuldade em enfrentar ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência, rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
As drogas são substâncias que provocam alterações físicas, psicológicas que afeta toda a estrutura do indivíduo. O seu uso contínuo além de gerar sérios problemas pode levar à morte. Os principais usuários são adolescentes entre 16 e 18 anos, Segundo pesquisas 13% dos jovens brasileiros nesta faixa etária consomem maconha. As drogas são classificadas como depressoras, estimulantes, perturbadoras e outras drogas de abuso.
* Depressoras da atividade de SNC: álcool, calmantes, sedativos, tranquilizantes ou ansiolíticos, solvente ou inalantes, heroína, apiáceos ou narcóticos. A heroína é uma substância inalável. Excepcionalmente, pode ser