análise
DESENHO INDUSTRIAL 2014/2
Alunos: Bárbara Cani, Flávio Pontes, Jaqueline Pontes
Relatório Final
Disciplina: Matéria a Forma
Vitória
2014
RELATÓRIO FINAL
DISCIPLINA: DA MATÉRIA À FORMA
INTERVENÇÃO NO BICICLETÁRIO NO CEMUNI IV
GRUPO: BÁRBARA CANI, FLÁVIO PONTES, JAQUELINE PONTES
A ideia de intervenção vem de interagir e/ou modificar aquilo que já ocupa um espaço e como proposta para o trabalho final da disciplina, a decisão de intervir em algo dentro do cemuni que fosse usual, que fizesse parte do cotidiano e que pudesse continuar ali mesmo após a apresentação para ser usado.
Uma intervenção simples em algo cotidiano, que se torna grande por ser notado todo dia, apenas mudar a forma ou pintar já atrairia novos olhares.
1 – ESCOLHA DA FORMA E DOS MATERIAIS
Como ou porque escolheram a forma:
Decidimos envolver as grades do bicicletário no átrio do cemuni IV, escolhemos trabalhar com essa forma pois queríamos criar alguma intervenção em algo já existente dentro do cemuni.
Qual foi escolhido primeiro: a forma ou o material?
Partindo do princípio que o tema era fios, decidimos adaptar a técnica de envolver com fios o bicicletário como forma de intervenção. Este já tem uma forma estabelecida e o material já fazia parte da composição, o barbante.
Até que ponto o material determinou a forma ou a forma determinou o material.
Como não houve deformação da forma, acreditamos que o material serviu para intervir na forma já existente.
2 – TÉCNICA
Apesar de possuir integrantes no grupo que dominam técnicas mais elaboradas de costura, optamos por fazer de outro jeito pois a forma se adaptaria melhor.
Partimos de um princípio mais simples e não usamos nenhuma técnica de costura, separamos os fios necessários, pintamos eles e depois circulamos as grades do bicicletário, ficando toda envolvida pelos fios. Procurando usar só um fio para todo o