RESENHA DO ARTIGO “A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS”
1535 palavras
7 páginas
GRAVINA M.A. E SANTAROSA L.M. A aprendizagem da Matemática em ambientes informatizados.IV Congresso RIBIE, Brasília,1980.Este trabalho analisa ambientes informatizados que apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito. Nas concepções de J. Piaget são destacados alguns dos recursos que dão suporte as ações do sujeito e que consequentemente favorecem a construção do conhecimento matemático.
O objetivo deste artigo é identificar o que de diferente oferecem os ambientes informatizados que se tem a disposição atualmente e o que estas diferenças trazem de significativo para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e para o desenvolvimento cognitivo do individuo.
É de interesse, as ferramentas que trazem em seus projetos recursos em consonância com concepção de aprendizagem dentro de uma abordagem construtivista, a qual tem como princípio que o conhecimento é construído a partir de percepções e ações do sujeito, constantemente mediadas por estruturas mentais já construídas ou que vão se construindo ao longo do processo, tomando-se aqui a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget como base teórica.
A teoria de Piaget mostra que toda a aprendizagem depende fundamentalmente de ações coordenadas do sujeito, quer sejam de caráter concreto ou caráter abstrato.
No contexto da Matemática, a aprendizagem nesta perspectiva depende de ações que caracterizam o fazer matemática. É o aluno agindo, diferentemente de seu papel passivo frente a uma apresentação formal do conhecimento, baseada essencialmente na transmissão ordenada de fatos, geralmente na forma de definições e propriedades. É necessário ser crítico e cuidadoso nesse processo de uso da informática.
Os programas de informática que se quer, são aqueles que possam modelar, analisar simulações, fazer experimentos e conjunturar com o propósito de os alunos possam expressar,