Análise
2. Significa discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de. No ambito psicológico é utilizado como papel fundamental na formação da identidade profissional do psicólogo.
3. A qualidade da formação em avaliação psicológica, o conteúdo das disciplinas, o uso e a validação dos testes psicológicos, e a integração ensino-aprendizagem e aplicação destes a prática profissional.
4. Comte defente o conhecimento objetivo, por meio da ciência e da experimentação. O positivismo visa o homem como um objeto de estudo observável e mensurável como qualquer outro fenômeno da natureza.
5. Médico, psicométrico: caracterizam a primeira fase da atuação do psicólogo, que valorizam o uso de testes psicológicos, a eficiencia e objetividade do diagnóstico como forma de garantir cientificidade da psicologia.
6. O humanismo se contrapoem ao positivismo, defendendo que, não é possivel uma total separação entre o sujeito e o objeto de estudo, pois a subjetividade tem uma importância essêncial: o sujeito está implicado com seu objeto de estudo, ele constitui o objeto e é constituido por ele.
7. Enfatizam a subjetividade, a intencionalidade, o sentido e o significado das experiências e dos sintomas, inconscientes e a relação entre o sujeito e o objeto de estudo. Entre algumas práticas humanistas estão testes ou tecnicas de investigação da personalidade, psicodiagnóstico e outros procedimentos de avaliação.
8. Entrevista inicial: conhecer o paciente, visando sempre compreender a situação que o levou a procurar terapia; construção de hipótese diagnóstica: levantamento das hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas atraves de passos predeterminados; enquadramento clínico: modo de formulação do trabalho e detalhamentos objetivos;
relação