Análise
1- a) As expressões que compõe as características físicas do personagens Leonardo Pataca são: possui um rosto avermelhado, velho com os cabelos grisalhos e gordo.
b) As características psicológicas de Leonardo são: calmo, monótono, rotineiro e moleirão(mole).
c) Quanto às intenções do autor ao criar o personagem, sua vontade não era produzir um personagem perfeito, nos moldes da maioria das historias, e sim um personagem diferente.
2- a) As expressões que aproximam a obra de Cervantes para o nome de Novela de Cavalaria são: juramentos, formoso, galhardo e caprichoso.
b) As expressões que mais distanciam a descrição do protagonista dos típicos heróis de cavalaria são: filho seco, feio e sem graça.
3- a) Em relação ao foco narrativo, as duas narrativas se aproximam.
b) Pensamos que os autores optaram por esse estilo de narração por já estarem saindo do romantismo e entrando no realismo.
Projeto “Leio, logo existo” II
1– As características principais de Leonardo eram: colérico (nervoso), teimoso e extremamente levado.
2- Os termos usados por Mário de Andrade para descrever Macunaíma são: herói de nossa gente, preto retinto, filho do medo da noite e uma criança feia.
3-Sim, é possível identificar em Macunaíma aspectos psicológicos já presentes em Memórias de um sargento de milícias. Os dois personagens são retratados como sendo crianças bagunceiras, que mechem em tudo e sempre aprontam. Texto III: “Logo que pôde andar e falar tornou-se um flagelo”. Texto IV: “O divertimento dele era decepar cabeça de saúva”.
4-a ) O que justifica a distância da imagem dos protagonistas de ambas as obras do conceito de um herói comum é que eles eram realistas, possuíam defeitos e erravam como qualquer ser humano e tinham suas características próprias.
b) Sim, com o romance de Manoel Antônio de Almeida nasceu em novo conceito de herói, devido não mais ser necessário um herói perfeito, e sim um herói que mostrasse a