Análise
3.1- Caracterização das produções científicas
3.2 – Categorias de Análise
3.2.1 - A adolescência e o comportamento social da adolescente institucionalizada:
Esta categoria aborda as descrições acerca da adolescência e do adolescente institucionalizado seja em unidades de abrigamento ou em medidas socioeducativas. A mesma é subdivida nas seguintes subcategorias para maior aprofundamento da discussão:
Caracterização da adolescência e suas consequências
Nesta subcategoria Caracterização da adolescência e suas consequências, dividimos em duas unidades de significação: Adolescência que foi encontrada 4 vezes nos textos com 14 unidades de registros que são apontadas 3 vezes no texto 5, 1 vez no texto 6, 5 vezes no texto 7 e 1 vez no texto 8. E a outra: vulnerabilidades e características negativas na adolescência/ dificuldades para família aparecendo 3 vezes no texto 5 e 1 vez no texto 6. Segundo Wekerle, Waechter, Leung e Leonard (2007) também apontam que a adolescência representa um período de mudanças em que a habilidade de examinar padrões de comportamentos passados é desenvolvida. É uma etapa de transição entre a vida infantil e a vida adulta, na qual a elaboração dos conflitos subjacentes a estas vivências podem acarretar uma condição de risco.
Nesta faixa etária, caracterizamos um momento de vivências associadas a transformações físicas e psíquicas, e vinculadas a elas principais vulnerabilidades: gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, risco de morte diante da violência, uso de drogas lícitas e ilícitas. Associado a uma situação de desestruturação emocional, moral e afetiva provocada por fatores que interferem na formação negativa das características do indivíduo, gerando dificuldades para família e o seu ambiente social. Vemos que a adolescência é uma fase que ocorrem mudanças biopsicossociais, marcantes para as transformações intelectuais e físicas. Podendo também ser encontradas suscetíveis