Análise
É apresentado o Projeto Executivo, referente ao serviço de Execução de Aterro Reforçado para Estabilização de Talude, a ser realizado no Município de São Carlos – SP.
A solução adotada neste projeto consiste em um aterro reforçado com inclusões metálicas inseridas no maciço de solo. Tais inclusões são fitas metálicas, de aço, que apresentam elevada resistência à tração, e que restringem as deformações que se desenvolvem no maciço devido ao peso próprio do solo compactado. Este sistema é denominado Terra Armada, e está normatizado segundo a NBR 9286/86.
Esta solução foi escolhida em virtude das características topográficas do local, do maciço de solo a ser estabilizado, das jazidas próximas da região e das vantagens apresentadas por este sistema, dentre elas, pode-se destacar:
Necessidade de equipamentos de tamanho médio para execução;
Estrutura bastante flexível; e
Acabamento arquitetônico da face.
Este relatório é composto deste volume único e contém memorial descritivo, memorial de cálculo e desenhos.
2. MEMORIAL DESCRITIVO
2.1 Dados do Projeto
Para elaboração deste projeto foi realizado o levantamento topográfico da área, onde ficou determinado o desnível a ser estabilizado, e em seguida foram realizados ensaios de caracterização no maciço natural e no material de empréstimo que será utilizado no aterro. Os dados obtidos nesta análise são apresentados na Tabela 2.1.
Tabela 2.1 – Caracterização do problema
.
A seqüência construtiva do aterro reforçado deverá obedecer as seguintes etapas:
1. Escavação de uma vala com 0,50 m de profundidade para instalação da soleira de regularização, conforme desenho 02;
2. Execução de soleira em concreto simples (fck > 13 Mpa) com 40 cm de largura e 25 cm de altura para regularização e nivelamento da primeira camada de escamas, conforme desenhos 02 e 04;
3. Execução da primeira linha de escamas da face do aterro sobre a soleira de regularização. A instalação