As Políticas Definidas pelo CMN
As Políticas definidas pelo CMN
Primeiramente, vamos falar sobre as políticas econômicas do governo:
• Política Monetária
A Política Monetária atua sobre os meios de pagamentos (dinheiro em poder da população), títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo nível de oferta do crédito. Ela determina o nível das taxas de juros e a oferta de crédito na economia. No Brasil, usamos um modelo de política monetária chamado de Meta da Inflação. Neste modelo, o principal instrumento utilizado é a taxa de juros, que é determinada com vistas a cumprir a meta estabelecida para a inflação do ano.
• Política Cambial
A Política Cambial deve ter como objetivo gerenciar as contas externas do país. É formada por um conjunto de normas e regras que podem impor controles ao mercado onde se negociam moedas estrangeiras.
• Política Fiscal
Chamamos de Política Fiscal as decisões do governo sobre como e quanto irá arrecadas de tributos (impostos, taxas e contribuições) e sobre quanto e de que forma irá gastar os recursos disponíveis. A Política Fiscal exerce um forte impacto na Política Monetária, dado que pode haver diminuição ou aumento dos gastos públicos e/ou diminuição ou aumento da carga tributária.
Se pensarmos em cada uma dessas políticas, vemos que elas afetam o nosso dia-a-dia. Vejamos, mais um pouquinho, como é a estrutura de cada uma delas.
O governo implementa a Política Monetária de 3 formas básicas:
1 – Recolhimento de compulsórios
2 – Redescontos e
3 – Open Market
Você irá agora, me ajudar a identificar cada uma dessas formas de implementação.
Formas de Implementar a Política Monetária
Veja os quadros abaixo e coloque o respectivo número antes de cada definição:
Represento o montante cobrado sobre depósitos à vista, a prazo, poupança, etc., que os bancos obrigatoriamente recolhem ao BACEN. Ao recolher estes recursos o BACEN está diminuindo a capacidade dos bancos de emprestar.
Sou representado por