testosterona e estrogeno
Os efeitos afrodisíacos da testosterona são bem conhecidos: ele aumenta o entusiasmo sexual, a excitação e o prazer. À medida que envelhecemos, os níveis de testosterona tendem a diminuir em ambos os sexos. No homem, após os 40 anos de idade, a redução gradual de testosterona é acompanhada pela redução no desejo sexual, na excitação, na frequência do sexo, das fantasias e da masturbação.
Enquanto os níveis de testosterona caem vagarosamente no envelhecimento masculino, quando chega à menopausa, as mulheres tem um brusco declínio dos hormônios sexuais (estrógenos e progesterona). Por isso, os efeitos físicos decorrentes da queda dos hormônios nas mulheres geralmente são mais perceptíveis do que nos homens.
Os níveis de testosterona são muito sensíveis tanto ao estresse físico como ao estresse mental extremo, ou seja, quando isso ocorre, a quantidade de testosterona diminui e a de cortisol aumenta.
Por isso, um dos primeiros sintomas de estresse intenso é a redução da libido e da frequência sexual.
Estudos mostram que a queda no amor diminui os níveis de testosterona dos homens, aumentando os níveis de testosterona das mulheres.