Análise e relação do filme O Jardineiro Fiel com o livro Amor Líquido de Zygmunt Bauman
Tessa tinha um espírito revolucionário e justiceiro. Gostava de ajudar e considerava seu trabalho ajudar quem necessitava. Quando, então, descobre a origem de um medicamento cujo nome Dypraxa, fazia com que doentes morressem no continente africano. Essa droga farmacêutica trazia lucros para uma teia de homicidas. A partir disso, vai atrás de algo pra solucionar este problema, mas por ser perigoso para sua vida, não conta à Justin. Contudo, ele fica a par do que se tratava após sua terrível morte.
No livro de Bauman, há um capítulo onde destaca esse amor ao próximo chamado “Sobre a dificuldade de amar o próximo”. Este capítulo é bastante relevante do se trata o filme. Justin não estava se importando com a preocupação de Tessa e até mesmo suspeitava muita preocupação de sua parte, deixando seus ciúmes por Arnold Bluhm e sua esposa acima da verdadeira aflição de sua mulher, onde se pode notar quando a adverte: “Tessa, o que for que vocês e Arnold estiverem fazendo, eu gostaria que parassem.” Quayle foi ver realmente o que estava por acontecer quando resolve investigar a morte de Tessa e tenta solucionar o problema como sua esposa iria desejar.
A despreocupação com esses problemas mundiais vem a ser cada vez maiores. Países ricos se aproveitam para lucrar em cima de pessoas inocentes ao invés de ajudá-las. O que vem a ser o amor ao próximo se não há humanização? As pessoas se tornam cada vez mais egoístas e ambiciosas e se esquecem de que há coisas muito mais importantes para se preocupar.
Em uma citação de Bauman no livro Amor Liquido (2004) é claro