Análise e Projetos Orientado à Objetos - Encomenda de Placas - Caso de Uso
Como o volume dos pedidos tem aumentado, a loja está precisando de um sistema que controle:
O cadastro de seus clientes
As encomendas
Para fazer uma encomenda, o cliente precisa estar cadastrado. São armazenados seu nome, CFP ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), seu endereço (composto por rua, complemento, bairro, município, estado e o CEP), 2 telefones para contato e o nome da pessoa responsável pela encomenda.
Para a encomenda, ficam registros: o tamanho da placa (altura e largura), a frase a ser escrita, cor da placa (branca ou cinza), cor da frase (azul, vermelho, amarelo, preto ou verde), a data da entrega, valor do serviço e valor do sinal.
O sistema deve travar para que o valor do sinal deva ser sempre de no mínimo 50% do valor do serviço.
Para calcular o valor do serviço, as seguintes fórmulas são usadas: Área = altura X largura Custo_material = área X R$ 123,50 Custo_desenho = número de letras X R$ 0,41 Valor_placa = custo_material + custo_desenho
Para calcular o prazo de entrega, considera-se que a loja só consegue produzir seis placas por dia.
Para cada encomenda cadastrada, deve-se emitir um recibo em duas vias (cliente e empresa), contendo todos os dados da encomenda e do pagamento.
A loja deseja que o sistema controle os pedidos, emita um relatório de pedidos em aberto, calcule o preço final das peças, o prazo de entrega, que seja capaz de imprimir a segunda via de recibo, caso seja solicitado e disponibilize ao cliente a possibilidade de pesquisar via internet o status do seu pedido (através do seu CPF/CNPJ e numero de telefone cadastrado).
O pedido de encomenda pode estar em aberto (quando a placa encomendada ainda não foi entregue), cancelado ou fechado (quando a placa encomendada já foi entregue).
Exercício
A partir do cenário descrito:
1. Desenhe diagrama de casos de uso.
2.