ANÁLISE: A REVOLUÇÃO FRANCESA NO LIVRO DIDÁTICO
Sabemos que os alunos devem compreender que as revoluções são momentos de enormes mudanças na história. Fazer com que o aluno relacione o passado com o presente, para que ele possa compreender problemáticas contemporâneas. A Revolução Francesa é bastante representativa para o povo europeu, especialmente para os franceses, teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea (na ótica de diversos historiadores). Eric Hobsbawm cita a importância da Revolução Francesa para o mundo:
A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da Revolução Francesa.
O livro didático inicia o debate sobre Revolução Francesa a partir ótica da crise no Antigo Regime, e sobre as transformações