Análise a filme
Unidade Curricular: Artes Contemporâneas
Relatório de Filme
“Efeito Borbuleta”
Apresentação
Título original do filme: The Butterfly Effet
Diretor: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Argumentista: J. Mackye Gruber, Eric Bress
Ano de realização: 2004
Origem do filme: EUA
Duração: 113 min
Personagens principais
Ashton Kutcher - Evan Treborn
Amy Smart - Kayleigh
Elden Enson - Lenny
William Lee Scott - Tommy
Melora Walters - Andrea
Eric Stoltz – Sr. Miller
Sinopse
Desde pequeno que Evan Treborn não guarda as memórias de momentos cruciais da sua vida. O psicólogo que o acompanhou encorajou-o a escrever um diário, que Evan vem a descobrir servir de transporte para o passado. Ele decide reescrever a sua vida e salvar amigos e entes queridos de experiências traumáticas.
Análise
A frase da Teoria do Caos: “Diz-se que algo tão insignificante como o bater das asas de uma borbuleta pode provocar um tufão do outro lado do Mundo” abre o filme, e dá uma pista da mensagem que o filme quer transmitir.
O filme dá ínicio com uma passagem do final do mesmo, quando Evan se fecha no consultório do seu psicólogo e escreve uma espécie de despedida, dizendo que o seu plano era “salvá-la”. Depois desta cena o tempo recua 13 anos, quando Evan ainda era uma criança. Nesta fase ele demonstra ter um problema de memória quando desenha coisas terrorificas na escola e não se lembra de as ter desenhado. Ao saber disso a sua mãe, Andrea, decide levá-lo a um médico e este aconselha o Evan a escrever um diário para ajudá-lo com a sua memória.
Evan vai a casa da sua amiga Kayleigh e conhece o pai dela, Sr. Miller. Aqui Evan e Kayleigh surgem os dois nus enquanto o pai dela filma, ele não se lembra do que acabou de acontecer, enquanto isso o irmão dela, Tommy, observa com raiva.
De volta ao consultório médico, o doutor diz que os exames médicos feitos a Evan deram todos negativos e que os seus problemas de memória podem-se