ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL
Introdução
As análises vertical e horizontal prestam-se fundamentalmente ao estudo de tendências.
A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e, através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria empresa em anos anteriores permite inferir se há itens fora das proporções usuais.
A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores. Mede, então, a evolução das contas ao longo de exercícios subsequentes, permitindo uma ideia da tendência futura.
.
ANÁLISE VERTICAL
A análise vertical, considerada um dos principais instrumentos de análise de estrutura patrimonial, consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou cada grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor do Ativo ou do Passivo.
Do mesmo modo, a análise vertical determina a proporcionalidade das contas do demonstrativo de resultado em relação à Receita Líquida de Vendas, considerado como sua base.
Em relação ao balanço patrimonial, ela procura sempre mostrar, de um lado, a proporção de cada uma das fontes de recursos e, de outro, a expressão percentual de cada uma das várias aplicações de recursos efetuadas pela empresa.
Comparando-se exercícios subsequentes, podemos constatar a mudança da política da empresa, quanto à obtenção e à aplicação de recursos.
ANÁLISE HORIZONTAL
A análise horizontal é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como data base.
Essa análise tem como objetivo mostrar a evolução de cada conta ou grupo de contas, quando considerada de forma isolada.
Complementa a análise vertical, que nos informa o aumento ou diminuição da proporção de uma determinada despesa em relação a um determinado total, mas não nos diz