Análise vale
No que tange a capacidade de honrar suas dividas de curto prazo, a empresa apresenta-se insolvente para o ano de 2007. Embora apresente folga financeira para o ano de 2008, em 2009 volta a ter problemas em honrar seus compromissos a curto prazo e uma queda de liquidez.
A liquidez da empresa esta comprometida pelos estoques no ano de2007 e 2009, no ano de 2008 a empresa consegue cobrir suas dividas de curto prazo sem dependência dos estoques. Apesar de estar com os estoques dentro do padrão de 40% para indústria, a VALE apresenta tendência de depender dele para cobrir suas dividas de curto prazo.
Em se tratando da capacidade de honrar suas dividas de curto e longo prazo, o fator se mantém abaixo da unidade, apontando uma co-relação ao fator de liquidez corrente, que neste caso confirma a insolvência para os anos de 2007 e 2009. Demonstra ainda que as dividas estão concentradas em sua maior parte no longo prazo.
Avaliando a estrutura de capital da empresa, verifica-se propensão a utilização de capital próprio para financiar o ativo, o que significa que há diminuição do fator de risco, e baixo grau de endividamento.
No que concerne a composição da divida, apresenta maior concentração do endividamento em longo prazo, com pouca variação nos períodos.
No tocante ao grau de imobilização do capital próprio, a empresa necessita de recursos de terceiros a longo prazo para financiar os investimentos realizados no “ Ativo Permanente”.
Em suma pelo que foi apresentado a VALE apresenta como ponto critico, problemas de liquidez em 2007 e 2009, Em 2008 está situação melhora conseguindo cobrir suas dividas de curto prazo, porém